sexta-feira, 30 de maio de 2008

Coluna 02 - "Clássicos sobre rodas" - por Emerson Figueira

Em 1980, a equipe McLaren acabava de passar por uma profunda reformulação. A equipe enfrentava por uma profunda crise financeira e técnica e, para sobreviver, uniu-se a uma equipe de Fórmula 2 chamada Project Four Racing. Teddy Mayer, dono na McLaren na época, com medo de perder o polpudo patrocínio da Philip Morris (Marlboro) aceitou a união e deixou a equipe nas mãos do então jovem dono da Project Four, Ron Dennis. No ano seguinte, a equipe McLaren apresentava um novo carro que utilizava um material que revolucionaria a construção de todos os carros de Fórmula 1 até hoje, a fibra de carbono. O aperfeiçoamento do carro McLaren MP 4/1 que esteve nas mãos de John Watson, Andrea de Cesaris e Niki Lauda. Foram 3 anos de muito trabalho e algumas glórias, como a vitória de John Watson no GP dos EUA Leste, onde Watson largou em 22º e venceu a prova. Nunca um piloto havia largado de tão atrás no grid e vencido a prova. Um recorde que permanece até hoje.
Em 1984, já com Alain Prost e os motores TAG-Porsche, vieram as glórias. Foram 12 vitórias em 16 corridas. A partir deste ano e até então, todos os carros de Fórmula 1 são feitos de fibra de carbono. Para uma equipe que até a pouco tempo foi condenada por copiar os outros, fica a justa homenagem.



Links : http://en.wikipedia.org/wiki/McLaren_MP4/1

Nenhum comentário: