quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Coluna 15 - Túnel do Tempo - por Arthur Ortega

A Homenagem desta semana é feita aos nossos queridos repositores de bolas, “os gandulas”, amado por uns e odiado por outros, dependendo do resultado se o time da casa estiver perdendo eles viram velocistas e a bola é rapidamente devolvida ao campo de jogo, caso o time da casa estiver na frente os gandulas não tem nenhuma pressa na reposição.

Polêmica a parte o serviço de catador ou apanhador de bola virou oficial após a construção do Maracanã, devido às bolas a todo o momento caírem no fosso construído em volta do campo. A função aqui no Brasil surgiu neste período, mas o nome gandula surgiu bem antes, inspirado em um atacante argentino.

BERNARDO GANDULLA ( 1 de março de 1916 - 7 de julho de 1999 ) jogador argentino da década de 30 e 40 iniciou sua carreira no Ferro Carril Oeste, onde jogou de 1935 a 1939 e de 1944 a 1946, marcou 87 gols em suas 174 partidas pela equipe argentina. Entre 1940 e 1943, Gandulla jogou no Boca Juniors, onde jogou 57 partidas marcando 26 gols e campeão argentino duas vezes,jogou apenas uma partida pela seleção Argentina, aqui no Brasil jogou pelo Vasco da Gama não era muito utilizado e a maioria das vezes ficava no banco, sendo assim, ganhou destaque por correr atrás da bola quando ela saia de campo, em alguns casos Gandulla buscava a bola até para os adversários, ganhando a simpatia de todos.


Gandulla é o quarto da esquerda para a direita


Juiz valida gol de Gandulla.


Fonte da Imagem: www.museudosesportes.com.br

Um comentário:

Fábio Ramires disse...

No ritmo em que o Sr. esta jogando bola, essa sera sua nova posicao.

Grande abraco