sexta-feira, 16 de maio de 2008

Coluna 01 - "Clássicos sobre rodas" - por Emerson Figueira

Sem ter a pretensão de ser escritor e nem jornalista, hoje estou começando a minha coluna no blog do Marcel (a quem agredeço pelo espaço). Para começar, vamos com um dos meus favoritos. Inclusive a minha miniatura desse carro hoje também faz parte da história (obrigado, Dona Eva)...
Hoje em dia os carros de Fórmula 1 são praticamente todos iguais. Mas nos anos 1970 a imaginação corria solta. Foram os anos mais fantásticos e inventivos na história do automobilismo. Tivemos carros com 'efeito-solo', 'exaustor', 'tomada de ar bule-de-chá'. Mas eu tenho certeza que a 'máquina' mais sensacional construída nos anos 70 é sem dúvida o Tyrrell-Ford P34 Six-Wheeler. Projetado por Derek Gardner e Ken Tyrrell, o cara tinha 4 rodinhas menores na frente e 2 rodas motrizes atrás. A solução era para diminuir o arrasto aerodinâmico na frente do carro. Em 1976, o carro até funcionou (vitória e dobradinha de Jody Scheckter e Patrick Depailler no GP da Suécia de 1976 em Anderstop). Só que tanto inventividade tem o seu preço, e o carro passou a enfrentar inúmeros problemas, entre eles o de fornecimento dos pneuzinho dianteiros pela Goodyear. Em 1977, a Tyrrell tentou utilizar uma versão melhorada do P-34, mas os problemas continuaram. Em 1978, a Tyrrell abandonou a idéia e voltou a construir carros com 4 rodas normais. Hoje em dia, a FIA é proibido por regulamento à construção de carros de Fórmula 1 com mais de 4 rodas, mas em 1976, logo após o GP da Suécia, Emerson Fittipaldi chegou a profetizar: "No futuro, todos os carros de Fórmula 1 terão 6 rodas"



Mais sobre o Tyrrell-Ford P-34 : http://en.wikipedia.org/wiki/Tyrrell_P34
Fonte Imagem: http://en.wikipedia.org

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS...MUITO BOM...AMO F1 E VOU DAR MUITOS PALPITES...

ARTHUR.