sexta-feira, 13 de junho de 2008

Coluna 04 - "Clássicos sobre rodas" - por Emerson Figueira

Neste final de semana (14 e 15 de junho) serão disputadas as famosas 24 Horas de Le Mans. É incrível como uma corrida tão histórica, tradicional e o disputada seja ignorada pela mídia em geral no Brasil. Não se lê quase nada em jornal, TV ou site nenhum. A única notícia que eu vi foi à batida do Marc Gené com o Peugeot 908 nos testes e só. E mesmo tendo nessa 76º edição um brasileiro com chances reais de vitória, nada se ouve, vê ou lê. O paranaense Ricardo Zonta será um dos pilotos do maravilhoso, silencioso e ecologicamente correto Peugeot 908 HDI (Peugeot Sports Team), movido a biodiesel.

Quem esteve em Interlagos no final do ano passado na prova de encerramento da temporada 2007 da Le Mans Series teve o privilégio de ver e ouvir (ou 'não-ouvir') o badalado Peugeot 908 HDI. O carro simplesmente quase não faz barulho! Só se ouve o som do carro cortando o vento.

Mas este ano, apesar de dominar os testes de 1º de junho, o Peugeot não está sozinho nessa batalha de Le Mans. Ele vai ter um competidor tão fantástico e vencedor a sua altura. O Audi R10 TDI, também movido a biodiesel. É o automobilismo seguindo a tendência do ‘ecologicamente correto’.

Gente, quem gosta de automobilismo, tem que fazer de tudo para acompanhar essa corrida. Não vai passar em nenhum canal de TV aberto. O canal à cabo Speed Channel vai passar alguns flashs da prova . Mas é possível acompanhar volta á volta com imagens no site oficial da corrida (http://www.lemans.org/24heuresdumans/pages/accueil_gb.html) e também acompanhar a narração da prova (em francês) na Radio Le Mans (http://www.radiolemans.com/). É um grande barato.

Seja qualquer um o vencedor, o certo é que os dois carros já tem os seus espaços garantidos na história das 24 Horas de Le Mans. E estarão em boa companhia, junto dos Ford GT40, dos Porsche 917 e 956, da Ferrari 250, do Rondeau M379. Esses eu ainda vou escrever algo. Tem muita história para contar...



Le Mans Oficial : http://www.lemans.org/24heuresdumans/pages/accueil_gb.html
Radio Le Mans : http://www.radiolemans.com
Le Mans na Wikipédia : http://en.wikipedia.org/wiki/2008_24_Hours_of_Le_Mans

Nenhum comentário: