quinta-feira, 17 de julho de 2008

Coluna 11 - "Túnel do Tempo" - Por Arthur Ortega

Inicio de campeonato é sempre assim o torcedor abre a tabela vê o primeiro jogo a ser disputado pelo seu time e logo procura um clássico, agenda a data e fica na expectativa. Quando chega o dia do jogo ficamos o dia todo apreensivo e ao final da partida descobrimos se vamos ou não vamos dormir bem, tamanha é a importância de um clássico, Flamengo e Botafogo que o digam.

1972. Botafogo e Flamengo se enfrentaram no dia 15 de novembro aniversário do Mengão, dia de festa para os flamenguistas, só não avisaram o Botafogo que enfiou 6x0. Com três de Jairzinho dois do centroavante Fischer e um de Ferreti o alvinegro detonou o time treinado por Zagalo, desesperador para os flamenguistas tomar esta goleada e inesquecível pelos botafoguenses que toda vez que se encontrava com os adversários lembravam em coro está vitória. O Botafogo foi escalado com Cao, Mauro Cruz, Valtencir, Osmar e Marinho Chagas. Nei Conceição e Carlos Roberto, Zequinha, Fischer, Jairzinho e Ademir Vicente, (depois Ferreti).
O Flamengo vinha com Renato, Moreira, Chiquinho, Tinho e Rodrigues Neto. Liminha e Zanata (depois Mineiro), Rogério (depois Caio), Fio, Humberto e Paulo Cesar Cajú.

1981. Talvez este ano foi para o Flamengo o ano mais importante de sua historia vitoriosa, o mengo ganhou seus principais títulos a Taça Liberadores da América e o Mundial Interclubes, mas o ano de 1981 teve um fato importante para os flamenguistas mas precisamente no dia oito de novembro daquele ano após nove temporadas de gozações os botafoguenses choraram no Maracanã com quase 70.000 testemunhas o Flamengo recheado de craques devolvia a goleada imposta pelo fogão em 1972.Acompanhe as escalações: Flamengo: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani
Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Jorge Luiz; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Édson (depois Jairzinho), Mirandinha e Ziza. Técnico: Paulinho de Almeida. Os gols foram marcados por Nunes 7, Zico 27, Lico 33 e Adílio 40 do primeiro tempo. Zico (pênalti) 30 e Andrade 42 do segundo tempo deram números finais da vingança. 6x0.


O Botafogo humilhou o Mengo no dia do seu aniversário.


O dia da vingança

Fonte da foto: http://voudekombi.blogspot.com/

12 comentários:

Anônimo disse...

Athur vai trabalhar.
ririririri!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

da-lhe Fla o melhor time do mundo.

Anônimo disse...

Obrigado Carol, só pra conhecimento, faço a coluna na minha casa.rs

Anônimo disse...

Obrigado Carol, só pra conhecimento, faço a coluna na minha casa.rs

Anônimo disse...

Ops desculpa ai. rsrsrsrs
Ficou ótimo viu.
Muitos comentam, mas poucos conhecem o assunto igual a você.

Anônimo disse...

Obrigado,Obrigado, Obrigado.

Fábio Ramires disse...

Que puxa saco do caramba!!!

Anônimo disse...

Fabio, por favor, vai trabalhar!!!!!!!!

Unknown disse...

Parabens! Tu tenm timbre de Jornalista Esportivo, só torce pro time errado! hehe

Anônimo disse...

Esses são caras que gostam de futebol mesmo. O Arthur tocou em um assunto interessante, os clássicos...No dia de jogo entre grandes da mesma cidade até quem não torce vai ver o que acontece, quem diz que torce mas não liga se interessa, quem torce de verdade não perde por nada.
Esse é um ano de poucos clássicos, já que da capital só estão São Paulo e Palmeiras, que já tomou a 1ª do campeonato...o Santos ficou com inveja do Corinthians e já ta querendo jogar a segunda tb. Aliás, falando no Corinthians, parece que parou de usar aquele uniforme do Tinky-Winky né...bom pra que é corinthiano, pena pra mim, que já não vejo os teletubbies em campo...
Arthur e Marcel, abraço pra vcs e pra quem estiver acompanhando aqui tb.

Recado de: Leandro, São Paulino, postando como anônimo que foi mais fácil (preguiça...rs)

Marcel Augusto disse...

Arthur, parabéns publicamente, vc sabe que admiro seu conhecimento futebolístico.....
E concordo com o pessoal, vc só precisa abandonar a merda do curintia...rsrsrs

Anônimo disse...

Arturrrr,
Nossa eu adorei, mesmo naum gostando mtu de futebol.
Vou falar por Rafa entrar q ele q gosta dessas coisas. hauahauaha....
Parabens!

bjO =*

Elissama Paula