quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Coluna 16 - Túnel do Tempo - por Arthur Ortega

Na minha opinião o titulo mais significativo da história do Corinthians foi o do Campeonato Brasileiro de 1990, um título conquistado com muito suor por um time que tinha muita raça e amor a camisa, coisa que está difícil de se ver nos dias de hoje.Todos os corintianos sabem a importância do titulo paulista do quarto centenário de 1954 ou o fim da fila em 1977, com certeza são mais importantes do que este de 1990,mas como não acompanhei nenhum dos dois ao vivo, escolhi este na minha lembrança para ser destacado.
1990. O Corinthians faz uma campanha regular no campeonato brasileiro e passa para fase final em 7º lugar, seu adversário o Atlético Mineiro tem a 2º melhor campanha por isso o time de Parque São Jorge joga a partida decisiva em Minas Gerais. Com uma vitoria de virada no Pacaembu e um empate sem gols no Mineirão o Corinthians avança até a semifinal onde exerce o mesmo procedimento na hora de eliminar o Bahia, 2x1 no Pacaembu e 0x0 em Salvador.O Corinthians chega a decisão do brasileiro e tem como adversário o São Paulo de Telê Santana que tem vantagem de dois empates.
Com um time com poucas estrelas e liderado por Neto e sua canhota mortal o Corinthians reverte à vantagem logo na primeira partida com vitória de 1x0 gol de Wilson Mano, na partida decisiva o Timão liquida o adversário vencendo pelo mesmo placar gol de Tupãzinho.

Ficha Técnica do jogo decisivo:
16/12/1990
Gol: Tupãzinho aos 9 minutos do segundo tempo.
Publico pagante: 100.858
Árbitro: Edmundo Lima Filho.
Corinthians: Ronaldo; Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Neto (depois Ezequiel); Fabinho, Tupãzinho e Mauro (depois Paulo Sérgio). Técnico: Nelsinho Baptista.

São Paulo: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ivan e Leonardo; Flávio, Bernardo e Raí (depois Marcelo Conti); Mário Tilico (depois Zé Teodoro), Eliel e Elivélton. Técnico: Telê Santana.



GOL DO TÍTULO DE TUPÃZINHO

O craque do campeonato: Neto (Jose Ferreira Neto) um dos mais hábeis cobradores de falta de todos os tempos marcou época no timão sendo a principal estrela e capitão do time campeão brasileiro de 1990, teve passagens por grandes times do Estado, como Palmeiras, São Paulo e Santos, mas foi no Corinthians que o meia teve a melhor fase de sua carreira nos anos de 1990 e 1991 tendo uma breve passagem nos anos de 1996 e 1997, ao todo Neto fez 227 partidas e 80 gols com a camisa corintiana.


NETO O CAPITÃO DE 1990

Fonte da Imagem: WWW.TODOPODEROSOTIMÃO.COM. BR

Nenhum comentário: